As pessoas estão apresentando um maior nível de consciência e comportamentos socialmente responsáveis, o que impacta positivamente o meio ambiente e a comunidade.
Esse fenômeno faz com que outras variáveis ganhem importância nas decisões de compra e consumo. Igualmente, implica no surgimento de novos estímulos marcados por aspectos sociais, ambientais e inclusive trabalhistas, porque os consumidores da maneira como os conhecíamos estão desaparecendo, transcendendo e convertendo-se em clientes com propósito, que promovem atos de proteção em direção aos mercados locais e contribuem com a economia de empresas menores e mais próximas.
Dessa maneira, segundo a revista Ethical Consumer, o perfil do comprador responsável é determinado por cinco fatores:
- reduzir o consumo;
- reutilizar, reparar e reciclar;
- ser mais ativista;
- comprar produtos e contratar serviços locais, bem como de segunda mão,
- abrir contas e investir dinheiro em bancos éticos.
Sem dúvida, um dos elementos que influenciam esse tipo de compra consciente é a proximidade. Por isso, queremos ressaltar alguns de seus benefícios.
- A proximidade cria e mantém vagas de trabalho. Os resultados do Observatório Cetelem Consumo Europa 2019 confirmam a sensibilidade dos europeus com respeito ao que é local como uma forma de defender a economia e o emprego.
- Recupera espaços de cultivo e revitaliza a economia das zonas produtivas.
- Cria uma indústria complementar ao redor de um foco de produção. Por exemplo: indústria de rótulos e etiquetagem.
- Os preços são mais justos porque existe uma economia de custos de transporte e de gestão realizada pelos intermediários.
- A comida passa por poucos processos. No caso da agricultura, os produtos vão da horta para a mesa, sem necessidade de serem armazenados em grandes contêineres e de amadurecer em câmaras.
- A baixa nos custos de transporte faz com que as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas.
- A rastreabilidade do produto é mais controlada: é possível saber de onde ele vem e como foi produzido.
- Impede o surgimento de monopólios que alteram os preços de origem.