Que son vacunas1
Blog

O que são vacinas?

3 marzo 2021 Autonomia Saúde

Nosso corpo conta com um sistema muito importante que nos protege de microorganismos e bactérias que estão presentes em todos os lugares. Sem esse sistema, estaríamos desprotegidos e a interação com objetos ou espaços públicos representaria um sério perigo para todos nós. As vacinas ajudam a potencializar nosso sistema imunológico, mas você sabe como isso é possível?

Vacunación, JornadaDeVacunación, VacunaCovid

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) , “as vacinas são uma forma simples, segura e eficaz para nos protegermos contra certas doenças antes de termos qualquer contato com elas”. Sua apresentação é líquida e elas podem ser aplicadas por meio de injeções ou por via oral. Uma vez dentro do nosso corpo, essa substância química fornece informações antecipadas sobre o vírus e ajuda nossas defesas naturais a produzirem anticorpos para combatê-lo.

Para criar este tipo de medicamento ou reações em nosso sistema imunológico, é necessário um avanço tecnológico e científico que permita o desenvolvimento de vacinas eficazes e confiáveis. Segundo a Academia Americana de Pediatras, “esse método existe há cerca de duzentos anos e foi descoberto quando Edward Jenner, o pai da imunologia, observou que algumas mulheres que ordenhavam vacas pareciam estar protegidas da varíola”. E acrescentam que:

“Foi quando ele decidiu fazer um experimento e inoculou uma pequena quantidade de varíola bovina em uma criança saudável. Ele esperava que o procedimento imunizasse o menino contra a varíola humana. Alguns meses depois, Jenner voltou a inocular no mesmo menino um líquido extraído de uma pústula de varíola humana, o menino não contraiu a doença, o que significava que ele estava imune à varíola. O experimento de Jenner deu início à era das vacinas”.

A partir desse momento, os avanços não pararam de surgir. Cem anos depois, o Dr. Louis Pasteur mostrou que a doença poderia ser prevenida infectando humanos com germes enfraquecidos. Hoje, além de seguras e eficazes, as vacinas também são o principal método para proteger e salvar vidas. Para sermos mais específicos, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por ano, a imunização salva entre 2 e 3 milhões de vidas.

Se uma pessoa entrar em contato com microrganismos contra os quais foi vacinada, independentemente de quando, as defesas geradas graças à vacina se encarregarão de protegê-la para evitar a doença ou amenizá-la. O método de vacinação nos permite aumentar o nível de defesas através de múltiplas barreiras:

  1. Imunidade de um grande escudo protetor: impede que vírus ou bactérias entrem no corpo;
  2. Equipe de combate: vírus ou bactérias entram no corpo para debilitá-lo, mas a doença só se manifestará de forma moderada na pessoa vacinada;
  3. Bolha protetora: algumas vacinas são tão poderosas que evitam que vírus ou bactérias sejam transmitidos de uma pessoa para outra. Eles param o contágio.

Proteger-se contra vírus e outras doenças é assegurar-se de viver sem incertezas diante das ameaças futuras. Só podemos planejar nossa saúde com o acompanhamento especializado e profissional da Seguros SURA.